• Ana Évora

Haleiwa Farmers Market e seus “tesouros”

A Haleiwa Farmers Market é uma feira livre que acontece todas as quintas-feiras à tarde no Waimea Valley na Ilha de Oahu, no Havaí. Essa feira é realizada também em dois outros locais da Ilha: no Ala Moana Center em Honolulu e na Kaiser High School em Hawaii Kai.O Haleiwa Farmers Market é aberto ao público, ocorre uma vez por semana no período da tarde.  Participam das feiras agricultores e artesãos locais e pequenos fabricantes de alimentos.


Haleiwa Farmers Market

Na feira livre de Haleiwa encontra-se uma diversidade de frutas e vegetais orgânicos da estação, peixes, geleias, tortas integrais, barras de cereais caseiras e uma grande variedade de saladas e pratos feitos com ingredientes produzidos no Hawaii. Também há frutas, como banana, abacate, manga, carambola, laranja, tangerina, mamão papaia e vegetais como brócolis, beterraba, cenoura, berinjela, abóbora, milho, inhame etc. Podem-se encontrar ainda frutas exóticas como a fruta-pão, a lichia e a noni.


A fruta-pão, originária da Malásia, é rica em amido, vitaminas do complexo B, cálcio, fósforo, tem ação laxativa e pode ser consumida crua, cozida ou em forma de farinha. A lichia é uma fruta de origem chinesa, rica em vitamina C, vitaminas do complexo B, potássio, magnésio e fósforo. A noni (Morinda citrifolia), originária do sudeste asiático, é utilizada em várias culturas com finalidade medicinal e terapêutica. A noni é uma fruta rica em  antioxidantes e em substâncias anti-inflamatórias, tem efeitos anticâncer e bactericida, auxilia a diminuir a pressão arterial, tem efeitos positivos em pacientes com diabetes e artrite, e auxilia na saúde mental. A noni pode ser consumida crua ou em forma de suco, no entanto deve ser utilizada com moderação, pois o excesso, principalmente do suco dessa fruta, pode ter efeitos hepatotóxicos.


Na Haleiwa Farmers Market há ainda chás, cosméticos, óleos para massagem produzidos com plantas e ervas havaianas. As plantas utilizadas para a fabricação dos produtos são de produções orgânicas ou colhidas da mata. Com relação aos chás, existe uma grande variedade, como, por exemplo, o chá verde produzido na Ilha havaiana chamada Big Island, o chá de kava (Piper methysticum), planta cultivada na região do pacífico utilizada para tratar a ansiedade e a insônia, além de chás com compostos de ervas e plantas. Para a elaboração desses chás compostos, é utilizado o hibisco (possui ação diurética), folhas de noni (possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias), stévia (adoçante natural), folhas de framboesa (rica em antioxidantes), equinácea (aumenta a imunidade) e Mamaki (Pipturus albidus). Mamaki é uma planta originária das Ilhas Havaianas rica em polifenóis, como a catequina, que proporcionam à fruta propriedades antioxidantes e efeito hipotensor, além de auxiliar no controle do colesterol e possuir propriedades antivirais e antifúngicas.

3 visualizações

© Criado por MKTEFFECT