Nutrição para adolescentes

Problemas que
enfrentamos nessa fase

 

Baixa ingestão de frutas e vegetais

Alta ingestão de fast food

Baixa ingestão de água

Com idade entre idade  10 e 19 anos os adolescentes caracterizam se por um acelerado crescimento e desenvolvimento físico que se diferenciam entre meninos e meninas. Os meninos tendem a aumentar a massa muscular e as meninas a ganhar curvas características das mulheres adultas.

 

A alimentação do adolescente deve conter  alimentos nutritivos e saudáveis a fim de  garantir o adequado desenvolvimento e crescimento, evitar o surgimento de doenças  e além disso  implementar hábitos saudáveis. Nesta fase, nutrientes presente nas carnes, na semente de abóbora, no agrião, é importante para o crescimento, para   imunidade,  para a produção de hormônios,  para  desenvolvimento do paladar e para o  desenvolvimento cognitivo. 

 

A vitamina A ou  betacaroteno presente em alimentos como cenoura, tomate, laranja,  tem papel essencial em  funções fisiológicas como imunidade, visão e crescimento (estimula a secreção do hormônio  do crescimento).

 

A orientação nutricional para o adolescente visa consolidar a sua independência alimentar, firmar e formar hábitos alimentares saudáveis.  Ele é orientado a fazer refeições com regularidade e, além disso,  aprende a fazer escolhas saudáveis por si próprios,   melhora seu  paladar,  aprende a consumir novos alimentos e a  desenvolver habilidades culinárias.

© Criado por MKTEFFECT