Nutrição Materno Infantil
Tratamento para
Seletividade Alimentar
Alimentação Saudável
Estilo de vida saudável desde
a primeira infância.
Dicas e orientações para o
preparo do alimento.
Os primeiros mil dias, período da gestação até o 2º ano de vida, são de suma importância para o desenvolvimento, saúde da criança e geram repercussões para toda a vida. Uma boa alimentação durante este período auxilia na prevenção de doença como obesidade, alergias alimentares, contribui para a saúde mental, sistema imunológico e intestino.
Uma introdução alimentar de forma correta, por exemplo, contribui para a formação de bons hábitos e previne o desenvolvimento de dificuldades alimentares. Na infância as características genéticas também devem ser consideradas. É possível identificar aspectos genéticos por meio de exames e interceder precocemente.
Na nutrição materno infantil realiza-se orientações para o período de amamentação (estímulos para produção de leite, alimentação da mãe, prevenção e diminuição de cólicas nos bebês) e cardápios para a introdução alimentar.
-
Amamentação
-
Cólicas
-
Refluxo
-
Alergia a proteína do leite de vaca APLV
-
Introdução alimentar | Seletividade alimentar
-
Déficit de crescimento
-
Alergia alimentares
-
Obesidade
-
TDAH
-
Baixo peso
-
Deficiências de vitaminas e minerais.
A seletividade alimentar ou dificuldade alimentar pode aparecer durante toda a infância e adolescência. Em cada fase a abordagem e o tratamento se diferenciam. Sua origem pode estar relacionada a diversos fatores comportamentais ou alterações físicas que dificultam a alimentação.
Tratamento
Para cada idade existe uma estratégia e abordagem diferenciada. Durante o tratamento é realizado:
Orientações para pais e cuidadores;
Orientações para a criança/adolescente estimulando a sua independência alimentar e a alimentação saudável;
Plano alimentar, suplementação caso necessário, receitas criativas e tarefas para serem realizadas pela criança e família.