• Ana Évora

Tríplice Coroa Havaiana


The Vans triple Crown of Surfing. ou Tríplice Coroa Havaiana, é uma sequência de campeonatos de surf profissional que ocorrem há 30 anos no North Shore da ilha de Oahu. Este evento inicia-se com o Reef Hawaian Pro em Alii Beach Park em Haleiwa, em sequência ocorre The Vans World Cup of Surfing em Sunset Beach e para finalizar o Billabong Pipe Masters em Pipeline. A Tríplice Coroa Havaianaocorre durante os meses de novembro e dezembro e cada evento tem em média um período de 12 dias para sua realização, sendo escolhidos 3 ou 4 dias de melhores condições para a realização da competição. Participam da Tríplice Coroa Havaiana aproximadamente 160 atletas de diversos países como Austrália, Brasil e Estados Unidos.


BASTIDORES


Atualmente, The Vans Triple Crown of Surfing conta com uma grande estruturapara abrigar os atletas, juízes, pessoas da organização e convidados.

Além disso, existe uma equipe com médico e massagistas para atuarem em caso de um atleta sofrer alguma lesão. Durante a Tríplice Coroa Havaiana é fornecida alimentação para todas as pessoas envolvidas com o campeonato, com exceção dos convidados e atletas. Na própria estrutura do campeonato é montado um local para o preparo das refeições, que são servidas apenas em dias em que há competição.


Nos dias em que o campeonato ocorre, durante todo o dia são servidas 3 refeições: um “early breakfast”, o café da manhã e o almoço. No “early breakfast  é servido pães, frutas, sucos, aveia, amêndoas, café, leite, leite de soja. O café da manhã varia com ovos, sanduíche ou burritos. Já no almoço é servido salada, um tipo de carboidrato (arroz, massa ou pão) e carne. O cardápio do almoço varia  entre comida asiática, mexicana e sanduíche. O Buffet é feito por uma empresa local, “Kenui Kitchen” , que dá prioridade a produtos locais. Na área dos atletas, são disponibilizadas barras de cereais, água, isotônico e frutas.


ATLETAS


No The Vans Triple Crown of Surfing, é possível observar uma grande competitividade entre os atletas no momento da competição. Esta competitividade aumenta a cada ano e os atletas vêm se adaptando a esta realidade. Alguns atletaspassaram a realizar treinamentos diferenciados visando melhorar o desempenho e evitar lesões. O cuidado na alimentação também passou a ser realizado por alguns surfistas profissionais. Alguns dos atletas participantes da Tríplice Coroa Havaiana afirmam ter uma alimentação saudável e relatam não mudar a alimentação nos períodos de competição. Além disso, uma dificuldade relatada por eles é a de manter uma alimentação saudável nos diferentes países aonde vão.


Ao conversar com o 11 vezes campeão mundial Kelly Slater, o atleta afirmou ter cuidados com alimentação e relata utilizar suplementos alimentares. O norte-americano, nascido na Flórida, conta que procura ter uma alimentação saudável e sempre que pode busca informações e estuda sobre o assunto. Kelly, aos 41 anos de idade, continua competindo e raramente sofre lesões.

5 visualizações

© Criado por MKTEFFECT