• Ana Évora

É hora da “faxina”!

Atualizado: 27 de Dez de 2018

DETOX


Após os exageros é hora de eliminar as substâncias nocivas ao organismo  por meio de uma dieta rica em nutrientes que favorecem esta eliminação.

O que é o processo de “detox” ou destoxificação? É um processo que facilita a eliminação de algumas substâncias nocivas ao organismo. Estas substâncias podem ser eliminadas, por exemplo, através do  suor e da urina.  Este processo ocorre em todas as células  principalmente nas células do fígado e do intestino.

O processo de detox contribui para a prevenção do câncer, para a longevidade, para a  melhora da pele e do funcionamento do intestino

Além disso, muitas substâncias nocivas ficam acumuladas no tecido adiposo, isto é nas gorduras. Durante o processo de emagrecimento estas substâncias são liberadas na corrente sanguínea e é importante que sejam eliminadas com o auxilio de alimentos que favorecem esta eliminação.

A eficácia com que o processo de detox ocorre no organismo depende de vários fatores como fatores genéticos, estado nutricional, carga tóxica recebida do meio ambiente  e  é prejudicada pelo consumo de bebidas alcoólicas, jejum prolongado e deficiência de proteína.

Alimentos que favorecem o processo de Detox: Brácicas (repolho, couve-flor, couve-manteiga, brócolis, nabo, agrião , couve de Bruxelas entre outros), cúrcuma, alecrim, chá verde, alho, própolis, Aloe Vera, limão, pimenta, gengibre, mostarda, páprica, cebola, hortelã, maçã, cereja, uva, cranberry, berinjela, romã, amora, nozes, noz-pecã.

É interessante evitar alguns alimentos como: Alimentos fritos, alimentos processados, farinha branca, açúcar, sal comum, café, carnes assadas em carvão (churrasco), corantes, glutamato monossódico, adoçantes artificiais como sacarina, ciclamato, aspartame e acessulfame, leite e derivados. Evitar armazenar e aquecer alimentos em embalagens plásticas.

Além dos alimentos,  a atividade física, massagem, hidroterapia e sauna  auxiliam na eliminação das substâncias nocivas ao organismo.

Selecionei 10 receitas de sucos com ingredientes anitoxidantes, anti-inflamatórios e que auxiliam no processo de Detox!

*O processo de Detox deve ser  acompanhado por um nutricionista.

22 visualizações

© Criado por MKTEFFECT